Mulheres na tecnologia: como aumentar a participação feminina em uma indústria predominantemente masculina?
Siga nossas redes

Busque no site

Publicidade

Tecnologia

Mulheres na tecnologia: como aumentar a participação feminina em uma indústria predominantemente masculina?

Mesmo com crescimento de profissionais femininas no mercado de TI, os salários ainda são incompatíveis em relação aos masculinos

Leitura: 2 minutos

A indústria da tecnologia é o setor mais promissor da atualidade, criando diversas possibilidades de carreiras com salários bem acima da média. Por isso, é natural que cada vez mais pessoas se interessem em ingressar na área; ainda assim, mais de 80% dos cargos do gênero no Brasil são ocupados por homens, com as mulheres representando uma singela porcentagem abaixo dos 20%.

O mercado da tecnologia sempre foi majoritariamente masculino, e as mulheres que seguiram carreira na área eram consideradas exceções. Hoje, com a indústria em seu ápice, era de se esperar que a participação de ambos os sexos fosse melhor distribuída, mas ainda não é o que acontece.

Contudo, os números de hoje já estão consideravelmente mais positivos com a situação registrada há menos de uma década. Entre 2015 e 2022, a participação de profissionais femininas no mercado de tecnologia subiu 60% no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Mesmo com o aumento, as mulheres ainda ocupam apenas 12,3% das vagas.

A participação de mulheres em cargos de chefia da área também segue em ascensão, apesar de permanecerem sendo minoria. Entretanto, uma pesquisa realizada pela empresa Plongê aponta outro dado de desigualdade: as profissionais que ocupam algum cargo de diretoria no segmento de TI ganham um salário aproximadamente 48% mais baixo que os diretores homens.

Esse é mais um fator que acaba desestimulando mulheres a seguirem carreira na área, o que por sua vez gera um “apagão” de talentos no setor. Com menos profissionais femininas se especializando no segmento, as vagas acabam sobrando quase que exclusivamente para homens.

Como estimular a diversidade no mercado tecnológico?

Para os especialistas, a função de tornar o setor de tecnologia mais diverso e igualitário começa pelas empresas, que precisam rever suas políticas internas e encontrar pontos que precisam ser melhorados. Analisar seu quadro de colaboradores e a discrepância salarial entre os gêneros é um bom ponto de partida para angariar novos talentos femininos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Quer anunciar? Clique aqui

Da mesma forma, cria-se uma necessidade de estimular outras mulheres a seguirem carreira na área. Aumentar a participação feminina nas big techs – especialmente em cargos de liderança – é a melhor alternativa para inspirar outras a buscarem o mesmo caminho, seja por meio de cursos como análise e desenvolvimento de sistemas EAD ou qualquer outro direcionado à tecnologia da informação.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronto para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.

Veja também

Tecnologia

Abaixo, apresento algumas dicas para prolongar a vida útil da bateria do seu celular

Saúde

Dores acontecem justamente por causa do uso errado do aparelho – tanto pela forma de segurá-lo quanto pelo número de horas gastas digitando

Tecnologia

Uma ferramenta que permite navegar anonimamente

Tecnologia

Entidade vinculada ao Ministério das Comunicações pode aplicar multas diárias de R$ 200 mil às plataformas digitais que descumprirem regras; celular está entre os...

Publicidade

Publicidade