Leitura: 2 minutos

No último mês, a Embasa implantou, em mais três municípios da sua área de atuação, o serviço de leitura e entrega simultâneas da conta de água. Em São Desidério e Formosa do Rio Preto, a novidade chegou nos primeiros dias de setembro. Agora em outubro, foi a vez dos moradores de Wanderley terem acesso à modalidade. O próximo município da região a fazer parte dessa lista será Morpará, em novembro.

Nesse modelo, os leituristas utilizam um kit composto por um microcoletor portátil, que coleta os dados do consumo do imóvel, e uma impressora manual, que permite a emissão da conta logo depois da leitura do hidrômetro. Além da rapidez e praticidade, o usuário terá, também, mais tempo para programar o pagamento da conta, já que o fluxo envolvendo a leitura, a impressão e o retorno ao imóvel para a entrega da conta não existirá mais.

“Outra vantagem é a possibilidade de identificar com mais rapidez o aumento do consumo e providenciar a correção de eventuais vazamentos e o reforço de medidas de consumo racional”, destaca o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira.

É importante lembrar que as datas de leitura e de vencimento continuam sem alteração. No mês em que acontece a mudança na entrega, e somente nele, são entregues 2 (duas) contas nos imóveis, com diferentes datas de pagamento, uma referente ao mês atual e a outra, ao mês seguinte.

A partir daí, a diferença é que a conta com vencimento no mês seguinte à leitura chegará antes porque a entrega a partir de agora se tornou imediata. “Para que não haja dúvida, os clientes devem sempre observar as informações que constam na conta para se certificar de que não há duplicidade na cobrança”, reforça o gestor.