Leitura: 2 minutos

Setembro foi um ótimo mês para os microempreendedores paulistas. É o que indica o Índice SumUp do Microempreendedor (ISM), que mede a atividade econômica desse público. O ISM de setembro foi o segundo mais alto do ano: 108,57 pontos. Ficou atrás apenas do resultado de agosto, quando o índice chegou a 108,69 pontos. Houve, portanto, uma leve variação mensal negativa entre os meses: 0,11%.

ism sao paulo

O último resultado do ISM consolida 2024 como um bom ano para os negócios paulistas da “base da pirâmide”. Depois do baixo resultado em janeiro, o indicador começou uma recuperação em fevereiro que foi mantida no decorrer do ano. Apesar de não haver crescimento em setembro, a variação foi muito leve e não dissipa o otimismo dos micro e pequenos negócios do estado de São Paulo.

O que influenciou o crescimento?

O fator que mais possivelmente influenciou o crescimento em 2024 foi o aumento das vagas de emprego. Um exemplo desse crescimento vem de dados do Governo do Estado de São Paulo, que informou que, entre janeiro e agosto, houve um crescimento de 54,7% nas vagas de emprego do setor de serviços ofertadas pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), em relação ao mesmo período do ano passado. Com mais gente trabalhando, o consumo cresce e, consequentemente, a atividade econômica das empresas fica mais aquecida.

Expectativas para o último trimestre

O último trimestre do ano é o mais movimentado do ano, com datas importantes como Black Friday e Natal. Por isso, espera-se que a atividade econômica dos micro e pequenos negócios paulistas continue em alta, com os meses de novembro e dezembro chegando aos maiores patamares do ano segundo o ISM.

O ISM foi criado em 2019 e monitora mensalmente o desempenho de micro e pequenas empresas, levando em conta fatores como volume de vendas processadas pelos produtos da SumUp, sazonalidade e diferenças econômicas regionais.

Especialista em publicações diversas. Sempre pronta para analisar as pautas, adaptar ou ajustar os conteúdos.